O Ego

Updated

Questão: Como é que podemos forçar o nosso ego a render-se?
Sri Chinmoy: Se forçarmos o nosso ego a render-se, isso não vai ajudar. Podem obrigar o vosso filho a nadar na piscina quando a água está muito fria. Podem atirá-lo para a água, mas nessa altura tornar-se-ão seus inimigos. Assim, quando o ego tem de ser iluminado, não se pode forçar nada. Não se pode forçar a rendição, a pureza ou a auto-confiança. Só através de um progresso gradual é que estes virão. Se quiseres desenvolver os teus músculos fazendo quarenta flexões no primeiro dia, não funciona. Forçar é absolutamente proibido.
Na vida espiritual, é o despertar interior que permite ao ego render-se. Se forçarmos alguma coisa, ela só vai piorar. Não só destruirá a capacidade exterior que tens, como também se interporá no caminho quando tentares criar uma nova capacidade. Por isso, não forces. Tenta apenas iluminar o ego através da aspiração constante.

Se permitires que o teu ego finja, o teu ego não só irá dobrar a tua árvore da vida, mas também arrancará a árvore na sua totalidade.

Todos os dias amplio o meu ego. Mas se todos os dias eu puder anular o meu ego, a paz é capaz de se tornar amiga do meu coração.

Qual é a principal característica do ego? O ego é algo que nunca quer aprender nada com ninguém. Sente que é sempre auto-suficiente.

Ai de mim, o que é que governa os meus dias e as minhas noites? Os meus dias e noites estão a ser governados pela extensão do ego da minha mente, ego-domínio e ego-satisfação.

Com o ego que sempre deseja aprendi a chorar. Com o ego que se rendeu, aprendi não só a sorrir mas também a avançar rapidamente para o meu objectivo.