Preparação para a Meditação

Algumas técnicas básicas

Para um principiante é melhor começar com uma técnica de concentração. De outro modo, no momento em que tentas tornar a tua mente calma e vazia, milhões de indesejados pensamentos irão invadir-te e não poderás meditar nem por um segundo. Com a concentração conseguirás desafiar os maus pensamentos que tentam distrair-te. Então, no princípio, pratica apenas a concentração por alguns minutos. Após algumas semanas ou alguns meses, podes tentar meditar.

Quando começares a meditar, tenta sempre sentir que és uma criança. Quando alguém é criança, a sua mente não está desenvolvida. Com a idade de doze ou treze, a mente começa a funcionar a um nível mais intelectual. Mas antes disso a criança é apenas coração. Uma criança sente que nada sabe. Não tem quaisquer ideias pré-concebidas sobre meditação e vida espiritual. Ela quer aprender tudo de novo.

A Postura é Importante

Quando meditamos, é importante manter a coluna direita, vertical e manter o corpo relaxado. Se o corpo está rígido, as qualidades divinas e plenas que fluem dentro e através dele durante a meditação não serão recebidas. O corpo também não deverá estar numa posição desconfortável. Enquanto estás a meditar, o teu Eu interior levar-te-á a tomar uma posição confortável, depois depende de ti mantê-la. A maior vantagem da posição de lótus é que ela ajuda a manter a coluna vertebral direita e vertical. Mas não é confortável para a maioria das pessoas. Então a posição de lótus não é de todo necessária para uma meditação apropriada. Muitas pessoas meditam muito bem sentadas numa cadeira. (…)

Não é aconselhável de todo meditar deitado, mesmo para aqueles que já meditam há alguns anos. Aqueles que tentam meditar deitados entrarão no mundo dos sonhos ou numa espécie de flutuação ou cochilo interior. Para além disso, deitado, a tua respiração não é tão fluída quando comparada com a respiração na posição sentada, uma vez que não se torna consciente ou controlada. A respiração apropriada é muito importante para a meditação.

A preparação para a Meditação

No começo não deves sequer pensar sobre a meditação. Tenta apenas colocar-te à parte por um determinado momento no dia onde tentarás tornar-te calmo e tranquilo, e sentir que estes cinco minutos pertencem ao teu ser interior e a mais ninguém. Regularidade é da suprema importância. O que necessitas é de prática regular e sempre à mesma hora do dia.

1.º  Escolhe um local no quarto ou em casa onde possas colocar alguns objetos que te inspirem (ex. um altar, uma foto de um Mestre espiritual com o qual sintas alguma ligação, objetos que te conectem com uma consciência mais elevada, etc.)

2.º Sempre que possível, toma um duche com a consciência correta (a de purificação), ou pelo menos lava a face e as mãos. Veste uma roupa leve, clara e que, de preferência, sirva apenas para a tua Meditação.

3.º Acende incenso, coloca flores numa jarra (ajuda a obter a inspiração e a purificação necessárias para dar início à tua Meditação). Desta inspiração vais conseguir obter aspiração. Coloca uma vela no teu espaço e acenda-a.

4.º Começa por meditar sozinho nesse espaço, de preferência diariamente, pela manhã, e vem às meditações de grupo.

5.º Ao meditar é importante manter a coluna alinhada, direita e o corpo relaxado. Podes sentar-te no chão ou numa cadeira de forma confortável.

6.º Posturas de Hatha Ioga para quem se sentir relaxado com as mesmas, nesta primeira fase.

7.º Respiração correta e consciente.

8.º Medita com os olhos entreabertos (para que a energia que flui seja dinâmica e não apenas uma sensação doce, repousante de letargia). A parte referente aos olhos semiabertos simboliza a Mãe-Terra. A parte que tens os olhos semifechados simboliza o mundo da Visão, dos níveis elevados de consciência.

Respirando com o centro do coração

Por favor inspira, retém o ar por alguns segundos e sente que estás a segurar o ar, o qual é energia da vida, no centro do teu coração. Isto irá ajudar-te no desenvolvimento da tua capacidade interior em meditar.

Tornar-se consciente da respiração

Quando te sentas para meditar, tenta inspirar o mais lenta e calmamente possível, de tal forma que se alguém colocasse uma pequena pena em frente do teu nariz ela não se mexeria de todo. E quando expiras, tenta expirar ainda mais lentamente do que inspiraste. Se possível, faz uma pequena pausa entre o final da tua expiração e o início da tua inspiração. Se conseguires, sustem o teu fôlego por alguns segundos. Mas se isso se torna difícil, não o faças. Nunca faças algo que te deixe fisicamente desconfortável durante a meditação.

Respirando paz e alegria

A primeira coisa em que deves pensar quando praticas exercícios de respiração é pureza. Quando inspiras, se conseguires sentir que o ar vem diretamente de Deus, da própria Pureza, o teu respirar pode ser facilmente purificado. Então, cada vez que inspiras, tenta sentir que trazes paz infinita para o teu corpo. O oposto da paz é impaciência. Quando expiras, tenta sentir que estás a expelir a impaciência de dentro de ti e toda a impaciência que encontras à tua volta. Quando respiras deste modo, sentirás a impaciência deixar o teu corpo. Depois de praticares algumas vezes, por favor tenta sentir que estás a inspirar poder do universo, e quando expiras, sente que todos os teus medos deixam o teu corpo. Depois de fazeres este exercício algumas vezes, tenta sentir que estás a inspirar alegria infinita e expirar sofrimento, melancolia e lamentações.

O poder da concentração

A concentração significa vigilância interior e estado de alerta. (…) Se a dúvida entrar na nossa mente, o poder da concentração vai dissecá-la. Se o medo entrar na nossa mente, o poder da concentração vai expulsá-lo. Hoje, somos vítimas de pensamentos sombrios, obscuros, destrutivos. Contudo, chegará um dia em que, com a força da nossa concentração, os pensamentos perturbadores terão medo de nós.

A concentração é a vontade dinâmica da mente que opera na nossa existência para que aceitemos a luz e rejeitemos a escuridão. É como uma guerreira divina dentro de nós. O que a concentração pode fazer na nossa vida de aspiração é inimaginável. Ela pode facilmente separar o inferno do Paraíso, para que possamos viver no constante deleite do Céu, e não nas preocupações, ansiedades e torturas perpétuas do inferno, enquanto estivermos na Terra.

A concentração é a maneira mais segura de alcançar o nosso objetivo, seja ele a realização de Deus ou a mera satisfação de nossos desejos mundanos. Um verdadeiro aspirante, cedo ou tarde, irá conseguir o poder da concentração, seja pela Graça de Deus, pela prática constante ou pela própria aspiração.

O que é a Meditação | O Valor da Meditação | Técnicas de MeditaçãoMeditação para Desportistas