O valor da Meditação

Porque meditamos?

Meditamos porque este mundo em que vivemos não foi capaz de nos preencher por completo. A chamada paz que sentimos no nosso dia-a-dia dura cerca de cinco minutos depois de dez horas de ansiedade, preocupações e frustrações. Estamos constantemente à mercê das forças negativas que estão à nossa volta: inveja, medo, dúvida, preocupação, ansiedade e desespero. Estas forças são como macacos. Quando se cansam de nos incomodar e nos deixam por alguns minutos, então nós dizemos que estamos em paz. Mas esta não é a verdadeira paz, e no momento seguinte eles voltam a atacar.

Só através da meditação poderemos obter uma paz duradoura, paz divina. Se meditarmos com toda a nossa alma durante a manhã e recebermos paz por um minuto somente, esse minuto de paz permanecerá connosco durante o dia inteiro. E quando entramos num nível meditativo elevado, então teremos paz permanente, luz e encanto. Precisamos de meditar pois queremos crescer em iluminação e preenchermo-nos de luz. Se esta é a tua aspiração, a tua sede, então a meditação é o único caminho.

O valor da meditação

“Se queres desenvolver os teus talentos ou aumentar a tua capacidade em qualquer área, então eu gostaria de dizer que é obrigatório seguir alguma disciplina interior. Se és um cantor, mas desejas cantar infinitamente melhor, a tua voz vai tornar-se muito melhor com a tua aspiração. Não existe nada na Terra que não possa ser melhorado com a espiritualidade e pela meditação.

Se queres simplificar a tua vida, a meditação é a resposta. Se queres satisfazer a tua vida, a meditação é a resposta. Se queres ter alegria e oferecê-la ao mundo inteiro, então a meditação é a única resposta.

A meditação é a tua capacidade consciente para entrar na tua altíssima divindade, na qual o finito está completamente perdido no infinito. Ao meditar, a existência finita, que tens e que és, pode ser facilmente perdida no infinito e tornar-se totalmente una com ele.”

Como começar?

Se és um principiante absoluto, podes começar por ler alguns livros espirituais e livros sagrados. Estes dar-te-ão inspiração. Deves ler livros de Mestres espirituais nos quais tens fé implícita. Existem Mestres que atingiram o plano mais elevado, e ao leres os seus livros, ficarás compelido a receber inspiração. É preferível não ler livros escritos por professores ou académicos ou aspirantes que ainda seguem o caminho, mas não atingiram ainda a iluminação. Somente aqueles que realizaram a Verdade têm a capacidade de oferecer a Verdade. De outra forma será como um cego guiar outro cego.

No começo não deves sequer pensar sobre a meditação. Tenta apenas colocar-te à parte por um determinado momento no dia onde tentarás tornar-te calmo e tranquilo, e sentir que estes cinco minutos pertencem ao teu ser interior e a mais ninguém. Regularidade é de suprema importância. O que necessitas é de prática regular e sempre à mesma hora do dia.

O que é a Meditação | Preparação para a MeditaçãoTécnicas de MeditaçãoMeditação para Desportistas