Desapego

Updated

Desapego não significa negligência. Desapego não significa não sentir preocupação com a humanidade. O verdadeiro desapego significa permitir a ação de Deus dentro e através de cada indivíduo. O verdadeiro desapego significa não tentar influenciar o mundo, convencer o mundo ou guiar o mundo à tua maneira, mas permitir que o mundo cresça à maneira de Deus, pois em cada pessoa há uma centelha divina. Desapego é permitir que a divindade possa agir, pois o Piloto Interior é quem sabe como operar no interior e através de cada ser humano.

Como podemos desenvolver o desapego?

Sri Chinmoy: Há uma grande diferença entre desapego e  negligência. Negligência significa que muitas coisas estão a acontecer, mas tu não lhes prestas qualquer atenção. Negligência não é nada menos do que indiferença. O desapego significa que não és afetado pelo que acontece. Quer tenhas tido sucesso ou falhado, quer as pessoas te tenham exaltado para os céus ou falado mal de ti, não és afetado. Por vezes, quando alguém te aprecia e admira, o teu ego vem à tona e destrói-te, ou o sucesso vem e tu perdes o teu equilíbrio. Por outro lado, quando as pessoas falam mal de ti, estás condenado ao desapontamento, e também aqui o teu ego vem à tona. Isso significa que és afetado. Mas só quando não és afetado é que consegues um verdadeiro desapego.O desapego não indica de forma alguma indiferença para com as atividades dos outros. Significa apenas que não serás afetado. Ao mesmo tempo, não serás envolvido nas suas atividades com a ideia de que tens mais conhecimento ou mais sabedoria do que eles. Se sentires que tens mais luz do que os outros, então serás miserável. Se estiverem realmente em dificuldades, então naturalmente irás ajudá-los mas com um coração sincero. O desapego não é indiferença; longe disso. Mas, muitas vezes também acontece que sentes que os outros precisam da tua ajuda quando na realidade não precisam.

Não é de todo difícil desligarmo-nos do nosso próprio ambiente. Mas o verdadeiro desapego deve ser o desapego da ignorância, não de uma pessoa ou coisa em particular. A ignorância tem de ser separada da nossa existência. Então veremos que não há mais nada de que nos desprendermos; é tudo Sabedoria e Luz.