Gayatri Mantra
Tat savitur varenyam
Bhargo devasya dhimahi
Dhiyo yo nah pracodayat.
Nós meditamos na glória transcendental da Divindade Suprema, que está dentro do coração da terra, dentro da vida do céu e dentro da alma do céu. Que Ele estimule e ilumine as nossas mentes.
O Mantra Gayatri é o mantra mais sagrado dos Vedas. É a mãe de todos os mantras. Mantra significa encantamento. Um mantra pode ser uma palavra de uma sílaba ou algumas palavras, uma frase ou algumas frases. O Gayatri Mantra pode oferecer ao buscador sincero a Luz do Infinito, o Deleite do Eterno e a Vida do Imortal.
Subtil é o caminho para moksha, a libertação. Difícil é o caminho para a libertação. Mas um buscador genuíno pode alcançar o Objectivo apenas meditando no Mantra Gayatri. Quando alguém se liberta dos grilhões da ignorância, cresce na glória superna do Eu Transcendental. A libertação pode ser alcançada, deve ser alcançada, enquanto a alma do buscador estiver no corpo. Libertação alcançada, os laços da dor destruídos.
A noite de desejos fervilhante que ocupou o coração do buscador deve ser expulsa pela luz brilhante da aspiração. Feito isso, o buscador alcança o Brahman. Ele torna-se um imortal. A Luz Eterna é o seu novo nome. Hoje o buscador sente que o Gayatri é a inspiração de sua mente. Amanhã, ele sentirá que o Gayatri é a realização da sua alma.
Com a inspiração, o buscador vê a Verdade.
Com a aspiração, o buscador realiza a Verdade.
Com a realização, o buscador torna-se a Verdade.
A inspiração é poder.
A aspiração é luz.
A realização é vida.
A inspiração corre.
A aspiração voa.
A realização mergulha.
O Gayatri é o eterno conhecimento divino. Quando este conhecimento desponta no coração aspirante do buscador, ele já não precisa de procurar nada, nem na terra nem no céu. Ele revela o que alcança. Ele manifesta o que revela.
Nos Vedas, há duas palavras muito significativas: satyam e ritam. Satyam é a Verdade na sua existência pura. Ritam é a Verdade no seu movimento dinâmico. Há outra palavra, brihat, que significa vastidão na forma. O que chamamos de criação é a manifestação do Não Manifesto, asat. De acordo com as nossas escrituras, a manifestação teve lugar com o anahata dhvani, o som sem som, AUM.
O Mantra Gayatri é a agulha magnética divina. A agulha magnética aponta para o norte e, por isso, o navio não perde a sua direcção. O Gayatri Mantra aponta sempre para a Altura transcendental do Supremo, pelo que o buscador não perde o seu Objectivo: Existência, Consciência, Felicidade absoluta.
O mantra sagrado do Rig Veda dirigido ao sol.
Na Índia, temos muitos mantras, ou encantamentos. No Gita, Sri Krishna diz que o Mantra Gayatri é o melhor de todos os mantras. Significa que meditamos ou contemplamos a Inteligência Suprema para nos dotar do Conhecimento Supremo. Diz-se que no campo da aspiração, se alguém cantar este mantra em particular, obterá a Iluminação interior.
Se o buscador recitar com alma o mantra Gayatri de manhã e à noite, a iluminação acontecerá na mente confusa do buscador infinitamente mais cedo do que ele jamais esperaria.