Espiritualidade

Updated

Pergunta: A sua espiritualidade não requer um estilo de vida eremita, mas favorece uma participação plena na sociedade de hoje. Isto implica que a sociedade, mesmo estruturada como está, contém as sementes do crescimento espiritual. Através da meditação e da prática espiritual, pode uma pessoa tornar-se espiritual, independentemente do seu papel social?

Sri Chinmoy: Definitivamente a sociedade encarna a espiritualidade no sentido mais puro do termo. Espiritualidade não é ascetismo. Espiritualidade não é auto-abnegação. A verdadeira espiritualidade significa a aceitação e transformação da vida para que a perfeição perfeita possa amanhecer no âmago da humanidade. Através da meditação e da disciplina espiritual, podemos definitivamente tornar-nos espirituais independentemente do nosso papel social ou crenças religiosas.

Pergunta: O que significa ser espiritual?

Sri Chinmoy: O que é a espiritualidade? Espiritualidade é um tema divino. Qualquer pessoa pode estudar este tema; este assunto está aberto a todos. Este tema é ao mesmo tempo teórico e prático. Se alguém quiser ver Deus apenas no Céu, então a espiritualidade é teórica. Se alguém quer ver Deus não só no Céu mas também na terra e em todo o lado, então neste caso a espiritualidade é prática. Espiritualidade é um grito interior para a Fonte. Espiritualidade é um grito interior, uma decisão interior e uma determinação interior de perfeição. A perfeição não é um padrão fixo. É um progresso contínuo.  Perfeição é autotranscendência. Perfeição é o ato de pilotar o Barco da Eternidade no Mar do Infinito em direção à Margem da Imortalidade. Perfeição é doação de si mesmo. Perfeição é a flor que cresce e se transforma num fruto nutritivo para Deus. Napoleão diz: “A capacidade é de pouca conta sem oportunidade”. Surpreendentemente, a espiritualidade é simultaneamente capacidade e oportunidade. A capacidade é uma unicidade interior e exterior com a Visão de Deus. A oportunidade é uma unicidade interior e exterior com a manifestação de Deus.

 Ser espiritual é ser normal, natural e espontâneo. Ser espiritual é ser simples, sincero e puro. Ser espiritual é ser um amante e servidor da verdade e da luz. Ser espiritual é tornar-se um instrumento escolhido e perfeito de Deus. Ser espiritual é tornar-se um representante de Deus na terra. Ser espiritual é tornar-se um libertador da humanidade.

Pergunta: Porque é que as pessoas têm medo da espiritualidade?

Sri Chinmoy: As pessoas têm medo da espiritualidade porque não sabem o que é espiritualidade. Espiritualidade não é algo estranho; não é algo vago. A Espiritualidade mostra-nos a nossa verdadeira vida e o nosso único objectivo, e esse objectivo é a realização do Infinito dentro e fora de nós. Se as pessoas soubessem o verdadeiro significado da espiritualidade, em pouco tempo a abraçariam. A Espiritualidade procura energizar a humanidade. Sem espiritualidade, a humanidade permaneceria sempre na escuridão. Mas com a espiritualidade, com a vida interior, cada ser humano na terra está destinado a realizar a sua mais alta elevação.

Pergunta: Qual é a diferença entre espiritualismo e espiritualidade?

Sri Chinmoy: O espiritismo inclui médiuns e sessões espíritas e tudo isto. Mas na espiritualidade, verdadeira espiritualidade e Yoga, só pensamos em Deus, meditamos em Deus e amamos Deus; tentamos transformar e divinizar a nossa própria natureza. As verdadeiras pessoas espirituais obterão Paz, Alegria, Amor e Bem-aventurança sem limites a partir do seu interior.