Dinamismo

Created

O dinamismo ocidental e a espiritualidade oriental.

O dinamismo ocidental vive na sua mente perscrutadora e na sua vitalidade manifestante. A espiritualidade oriental vive no seu coração que chora e na sua alma que ilumina.

O dinamismo do corpo é a regularidade. O dinamismo do vital é a pontualidade. O dinamismo da mente é a clareza. O dinamismo do coração é a pureza. O dinamismo da alma é a certeza. A espiritualidade do corpo é a simplicidade. A espiritualidade do vital é a sinceridade. A espiritualidade da mente é a humildade. A espiritualidade do coração é a espontaneidade. A espiritualidade da alma é a Realidade.

O homem dinâmico é rápido a atingir a meta que lhe está destinada, a meta do Além. O homem espiritual é rápido nas suas respostas e agrada a Deus, o seu Piloto Interior, à Sua maneira. O dinamismo é a capacidade da vida. A espiritualidade é a necessidade da alma. A aura do sucesso exterior rodeia o homem dinâmico. A aura do progresso interior rodeia o homem espiritual.

Um homem dinâmico é um karma yogi. Ele dedica-se ao caminho da ação, ação desinteressada, com devoção implícita e serviço rendido a Deus. Um homem espiritual é um jnana yogi. Ele tenta viver no conhecimento de Deus com a sua mente e coração despertos e iluminados. O dinamismo convida Deus. A espiritualidade recebe Deus. O yoga alcança Deus.

O dinamismo ocidental precisa da aspiração da espiritualidade oriental para satisfazer Deus no mundo interior. A espiritualidade oriental precisa da inspiração do dinamismo ocidental para satisfazer Deus no mundo exterior. O dinamismo ocidental tem de aprender o segredo da espiritualidade oriental:O amor é Deus, Deus é o amante supremo. A espiritualidade oriental tem de aprender o segredo do dinamismo ocidental:Deus é o Guerreiro Supremo, o Vencedor Supremo sobre a ignorância fervilhante e a morte sombria.

O dinamismo ocidental e a espiritualidade oriental são as duas asas de Deus, o Pássaro Eterno, que levará a mensagem da aspiração da Terra para a mais alta Morada do Supremo, e que trará a mensagem da Compaixão infinita da mais alta Morada do Supremo para a consciência dolorosa e chorosa da Mãe Terra.

Quando o dinamismo ocidental e a espiritualidade oriental se tornarem inseparavelmente unos, Deus será conhecido como um Homem realizado, e o homem será conhecido como um Deus perfeito.

Como é que me posso tornar mais dinâmico? Quanto mais há para fazer, mais lento fico. Como é que posso ultrapassar isto?

Sri Chinmoy: Se achas difícil trazer a energia dinâmica do plano mais elevado através da meditação, não há problema. Podes tornar-te dinâmico repetindo a palavra “dinamismo”. Assim que pronunciares a palavra “dinamismo”, vais sentir uma força tremenda nos braços, nas pernas, na cabeça ou no coração. De cada vez que repetes a palavra “dinamismo”, uma parte do seu corpo será sobrecarregada de dinamismo. Imediatamente sentirás um fluxo de energia dinâmica nas tuas pernas, cabeça, testa, ombros ou braços.
A palavra “dinamismo” tem um poder tremendo, tal como a palavra “paz”. Se conseguires dizer “paz” com sentimento de alma, então automaticamente uma parte do teu ser exterior responderá. E chegará uma altura em que o ser interior também responderá. Neste momento, apenas uma parte de ti responde à palavra “dinamismo”. Mas chegará um momento em que, da base dos pés ao topo da cabeça, o dinamismo fluirá quando repetires a palavra.