Alimentação

Updated

Pergunta: Como é que a nutrição e a consciência estão inter-relacionadas?

Sri Chinmoy: A consciência tem a própria nutrição; mais uma vez, a nutrição tem a própria consciência. Mas a consciência tem infinitamente mais poder para acrescentar à nutrição do que a nutrição tem de acrescentar à consciência. A consciência pode invocar a energia cósmica, mas a nutrição como tal não pode invocar a energia cósmica para acrescentar à consciência.

Pergunta: Porque devemos meditar na nossa comida antes de a comer?

Sri Chinmoy: Antes de fazer qualquer coisa é aconselhável para uma pessoa espiritual meditar, pensar no Piloto Interior, o Supremo. O Supremo vem antes de tudo o que fazemos, Ele está no meio de tudo o que fazemos, e Ele está no fim de tudo o que fazemos. Se meditarmos antes de comer, então a Sua Compaixão desce sobre nós, e a Sua Compaixão não é nada menos do que poder energizante. Assim, juntamente com a comida material, se pudermos receber energia, então naturalmente obteremos o dobro do benefício da comida.

Pergunta: Você é vegetariano. Ser vegetariano é essencial na vida espiritual?

Sri Chinmoy: Com a idade de doze anos tornei-me vegetariano. Ser vegetariano não faz parte da tradição que eu sigo, e não é essencial para a vida espiritual. No entanto, sinto que pode ser de grande ajuda.

Se comermos carne e peixe, então as qualidades inquietas e agressivas do reino animal entrarão em nós. Se as nossas mentes ou outras partes do nosso ser forem inquietas e agressivas, então não podemos ter meditações poderosas e pacíficas. Mas se comermos vegetais, então as qualidades suaves do reino vegetal entrarão em nós e teremos mais facilidade em ter meditações altas e profundas. Por conseguinte, ser vegetariano pode ser de considerável benefício para um buscador.

Mas não posso dizer que se alguém não for um vegetariano rigoroso, não terá experiências elevadas ou que a realização de Deus permanecerá sempre muito distante. Não, não é verdade. No passado havia grandes figuras espirituais que comiam carne e peixe; mesmo agora há figuras espirituais que o fazem, e as suas experiências elevadas e realizações sublimes não podem ser questionadas. Mas sinto que é bom para as pessoas adotarem nas suas vidas tudo o que as possa ajudar a fazer progressos rápidos, mais rápidos, mais rápidos.

Pergunta: O senhor disse que a consciência animal entra em nós quando comemos carne. Somos afetados da mesma forma quando temos de tomar vitaminas que contêm subprodutos animais?

Sri Chinmoy: Mantenho a convicção de que a consciência animal entra em nós quando comemos carne. Mas temos de saber que as vitaminas não têm a mesma consciência animal. Podemos ver que quando um animal é esquartejado e cozinhado fresco a consciência animal permanece de uma forma muito poderosa. Mas quando passa por todos os processos químicos para fazer comprimidos de vitaminas, perde consideravelmente a sua qualidade animal estranguladora. O poder animal ainda permanece em certa medida, mas não afetará a consciência da mesma forma como comer carne.

Pergunta: Qual é a melhor maneira de se tornar vegetariano estando habituado a comer carne e peixe?

Sri Chinmoy: A forma mais segura e segura é começar gradualmente. Um aluno meu costumava beber chá seis vezes por dia, por isso pedi-lhe que o bebesse cinco vezes, depois de um mês eu disse-lhe para o reduzir para quatro vezes. Por fim, ele parou completamente. As coisas sérias devem ser feitas gradualmente. Se ele tivesse parado tudo ao mesmo tempo, poderia ter sofrido de alguma doença grave. Se o corpo não for forte, qualquer mudança repentina nos seus hábitos pode causar um ataque grave à saúde.

Pergunta: É significativo se os alimentos são crus ou cozinhados?

Sri Chinmoy: Depende inteiramente do sabor do indivíduo. A comida crua tem uma qualidade mais energética do que a comida cozinhada, mas por uma questão de gosto cozinhamos muitos alimentos.

Pergunta: Pode dizer-nos alguns dos diferentes significados ocultos dos alimentos?

Sri Chinmoy: Pão é vida. A água é consciência. O pepino é a suavidade. A cebola é dinamismo. O alho é a determinação. Cada alimento tem a sua própria consciência; não há fim para a lista.

Pergunta: Como é que a limpeza do ambiente afeta os alimentos que cozinha?

Sri Chinmoy: A limpeza do meio envolvente não afeta imediata ou diretamente os alimentos. Primeiro afeta a consciência do cozinheiro. Quando o cozinheiro é afetado, então naturalmente o seu produto será afetado. A limpeza é da maior importância, a pureza é da maior importância. Tudo é de suma importância desde o início até ao fim, quando se cozinha.

Pergunta: A beleza da cozinha afeta os alimentos?

Sri Chinmoy: A beleza enquanto tal é inútil. É a pureza da cozinha que afeta a comida. Uma flor é bela e, ao mesmo tempo, é pura. Se algo encarna tanto a beleza como a pureza, então será de grande ajuda. Se trouxer para a cozinha bonecas ou peças de mobiliário mais bonitas, elas serão inúteis; não serão de nenhuma ajuda para a consciência da comida. Mas se trouxer flores, que têm tanto a pureza como a beleza, então, naturalmente, será de grande ajuda para a comida.

Pergunta: Porque certas pessoas mais avançadas não necessitam de comer?

Sri Chinmoy: As pessoas que são espiritualmente avançadas não têm de comer muito se não o desejarem. Se querem viver na terra com muito pouca comida, então a Paz que trazem das alturas irá ajudá-los consideravelmente. O seu alimento interior pode facilmente sustentá-los, mesmo que comam muito pouca comida material. Podem manter-se desta forma se o desejarem. Mas se quiserem permanecer na terra de uma forma normal e natural, comendo alimentos materiais, então irão receber ajuda dos alimentos materiais. Depende inteiramente da escolha individual.