A Saúde e a Doença

Updated

Gostaria de dizer algumas palavras sobre o aspeto físico da vida.

A Mãe do Ashram do Sri Aurobindo disse uma vez ter visto alguns jovens rapazes e raparigas que talvez estivessem perto dos vinte e cinco, mas pareciam ter oitenta anos de idade, pela sua postura e pelos seus movimentos.

Caríssimos, não é preciso ser o campeão supremo. Mantenham apenas o vosso corpo em forma. A aptidão física, muitas vezes digo, é de suma importância. A saúde é a Riqueza de Deus! Todas as nossas escrituras dizem que quando a saúde falha, tudo falha. Uma vez que o corpo falhe, não resta nada. Não haverá inspiração, nem aspiração, nem dedicação, nem entusiasmo, nem dinamismo. Mantenha o físico sempre em boa forma, em perfeita forma – não por causa da competição, mas por causa da integridade da existência física.

Algumas pessoas pensam que, desde que sejam magras, estão fisicamente aptas. Não estou de acordo com elas. Magreza não significa aptidão física – não! As pessoas podem ser magras, mas podem ter muitos problemas. Mas também, não sou eu que devo dizer que ter peso extra não é um problema. É um problema real. Quando não se sentem bem, as pessoas comem mais, dizem que é, para se verem livres das suas misérias. Mas não se podem livrar das suas misérias dessa forma, infelizmente.

Pergunta: Se alguém sente boa saúde em geral, o que pode causar dor e doenças no corpo?

Sri Chinmoy: Uma coisa é ter boa saúde e outra coisa é manter deliberadamente a boa saúde. A menos que te mantenhas consciente de ter uma boa saúde, a qualquer momento poderás ser atacado por algumas forças. É como ter uma grande quantidade de dinheiro sem o saber. Se não estiveres consciente disso, podes facilmente perdê-lo. Se não estiveres consciente de que tens uma flor, é provável que a percas. Qualquer coisa que possuas, deve ter um lugar próprio na tua consciência. Podes ter boa saúde física, mas talvez num período de dois meses não tenhas pensado uma única vez no teu corpo, quanto mais tentares aumentar a força das tuas pernas ou braços ou obter alguma capacidade extra.

Pergunta: Qual é o valor da saúde ou da doença na vida do buscador?

Sri Chinmoy: Só quando o buscador consegue valorizar algo na sua vida, isso se torna valioso. Tudo é a vontade de Deus. A questão é se o buscador pode aceitar tudo como a Vontade de Deus. Caso contrário, o buscador estará apto a amaldiçoar Deus. Ele dirá: “Há tantos anos que não conto uma mentira, não fiz nada de errado. Deus, porque tens de me dar cancro? Eu não fiz nada de mal. Por que tens de me dar doenças?” Um buscador pode ficar muito, muito perturbado quando tem um problema grave de saúde. Mas se o buscador conseguir sentir que Deus está a sentir esta doença em e através dele, então ele prepara-se para um novo amanhecer. Algo mais significativo terá lugar na vida do buscador – ou nesta vida ou na vida futura.

Pergunta: Guru, queria saber se existe algo mais que devemos fazer pelo corpo na vida espiritual, para além de o alimentar? Existem alguns exercícios?

Sri Chinmoy: Podes fazer alguns exercícios de hatha yoga ou podes correr. Isso irá ajudar-te. Dar-te-á força, saúde e dinamismo adicionais. Se não te sentires bem ou se estiveres sempre cansado, como irás meditar bem? Se fizeres exercício regularmente, então manterás o corpo em forma. Ao manter o corpo em forma, facilitas o crescimento da tua aspiração. Mas é preciso saberes que, simplesmente mantendo o corpo em forma, não se pode realizar Deus. Há muitas, muitas pessoas que são muito fortes e saudáveis, mas que não estão nem perto da realização de Deus. Dentro de cada atividade física, a espiritualidade deve estar presente. A espiritualidade deve entrar no físico para que o físico também seja importante. Sem o espiritual, o físico não tem qualquer valor.

Pergunta: Ouvi dizer que, espiritualmente falando, por vezes quando uma pessoa fica muito doente, que a doença pode ser por atos passados da pessoa. É a lei do karma. Quando isso é verdade, como pode um buscador espiritual ser curado quando não quer usar medicamentos?

Sri Chinmoy: É muito simples. Se não queres ir ao médico para ser curado, então é preciso mergulhares no fundo do poço. O verdadeiro Médico é Deus. Quando se vai a Deus para ser curado, é preciso saber que se vai ao Médico dos Médicos. Talvez não queiras ir a um médico humano porque não acreditas no médico, ou porque sentes que é pela lei do karma que sofres. Nesse caso, tens de te dirigir à Fonte. Para negar o karma, ou para fazer algo infinitamente mais poderoso do que a chamada coisa pouco inspiradora ou não divina que fizeste no passado, tens de rezar a Deus e meditar sobre Deus. As tuas orações pela saúde perfeita chegarão definitivamente ao verdadeiro Médico dentro do teu coração, desde que sejam sinceras e duradouras.

Não há nada de errado em ir ao médico. No interior do médico também está Deus. O próprio Deus é o verdadeiro Médico, é verdade. Mas se se pode pensar no médico humano como alguém que nada mais é do que um instrumento do Deus, então não há nada de errado em receber assistência dessa pessoa.

Homeopatia e alopatia

Sri Aurobindo fez uma vez uma comparação entre alopatia e homeopatia. Ele disse que a homeopatia é muito melhor porque lida com nervos e pode entrar nos nervos subtis. Tudo ocorre nos nervos subtis.

Não sou especialista nem em homeopatia nem em alopatia. Quando os meus médicos homeopatas curam pacientes, eu digo: “Excelente, excelente”! Mas às vezes eles não curam. Eu preocupo-me com os resultados.

Acredito mais na homeopatia do que na alopatia, mas os médicos homeopatas têm de conhecer bem o seu campo. Caso contrário, apenas estudar alguns livros não é suficiente. Um bom homeopata precisa da experiência de toda uma vida. O meu mentor foi um desses. Ele deu-me uma lista de oito medicamentos homeopáticos diferentes e disse: “Aprende os seus nomes e as suas propriedades de cor. Não será preciso passares por centenas de medicamentos. Oito, se as conseguires aprender, será o suficiente para ti”. Ele deu-me a lista, e eu aprendi-a. No Ashram, os homeopatas tinham melhores resultados do que os alopatas. Os médicos alopatas eram todos muito bons médicos. Receberam os seus diplomas do estrangeiro. Mas os nossos homeopatas do Ashram obtinham melhores resultados.

No entanto, não importa que tipo de medicamento preferes, se tiveres fé, então tanto melhor. A fé irá curar-te, quer os médicos te deem ou não o remédio correto.

Pergunta: Pode, por favor, falar-nos sobre alguns mantras?

Sri Chinmoy: Se fores fisicamente fraco, se a tua constituição física não for satisfatória e se entoares:

Tejohasi tejomayi dhehi

viryamasi viryam mayi dhehi

valam masi valam mayi dhehi

sinceramente e com alma, dentro de uma semana verás uma mudança para melhor na tua saúde. Isto significa:

“Eu rezo por energia dinâmica;

Eu rezo por robustez dinâmica;

Eu rezo por uma força física indomável”