Pergunta: O que a espiritualidade e a arte têm em comum?
Sri Chinmoy: A espiritualidade e a arte sempre caminham juntas em direção ao mesmo objetivo. Pode-se dizer que a espiritualidade é a estrada que leva ao destino, e a arte é o viajante que caminha por essa estrada. Se a estrada chega ao objetivo sem um viajante, então ela não está satisfeita. Por não ter transportado ninguém, por ninguém ter caminhado por ela, a estrada sente-se inútil. Assim como, se não houver estrada, como chega o viajante ao seu destino?
A arte é o viajante terrestre, o peregrino, e a espiritualidade é a estrada. Quando ambos alcançam o seu destino comum, ambos se sentem satisfeitos. Tanto a arte como a espiritualidade têm um objetivo, e esse objetivo é a alegria suprema, o deleite supremo.
Pergunta: Podemos usar a meditação para aumentar a nossa criatividade?
Sri Chinmoy: Certamente! A oração e a meditação são o único caminho. Muitas pessoas não nascem poetas ou artistas. Mas, ao praticar meditação, elas trazem para o seu sistema capacidades literárias, capacidades pictóricas, capacidades musicais, porque meditação significa uma nova vida. Quando uma nova vida entra em ti, tornas-te num novo homem. Antes, digamos, não eras um artista. Deus deu-te um tipo particular de vida, com capacidades particulares. Mas quando uma nova vida entra em ti, isso significa uma nova oportunidade, um novo caminho, uma nova luz que entra. Nesse momento, podes facilmente adquirir a capacidade artística.
Pergunta: Qual é o dever supremo de um artista?
Sri Chinmoy: O dever supremo de um artista é meditar antes de criar algo e, enquanto cria, estar num estado de espírito muito contemplativo e divino. Então, quando a criação estiver concluída, ele colocará imediatamente a sua criação aos pés do Senhor Supremo. Não importa o que os outros digam sobre a sua criação, não importa quais sejam os seus sentimentos em relação à sua própria criação, assim que a sua criação estiver concluída, ele colocá-la-á aos pés do Supremo para que Ele a use à Sua maneira. Este é o dever supremo do artista espiritual.