A arte e a criatividade espiritual

Updated

Pergunta: O que é que a espiritualidade e a arte têm em comum?
Sri Chinmoy: Espiritualidade e arte andam sempre juntas para o mesmo Objectivo. Pode-se dizer que a espiritualidade é o caminho que conduz ao destino, e a arte é um viajante que caminha ao longo da estrada. Se a estrada atinge o Objectivo sem um viajante, então a estrada não está satisfeita. Porque não transportou ninguém, porque ninguém andou ao longo dela, a estrada sente-se inútil. Mais uma vez, se não houver estrada, como é que o viajante chegará ao seu destino?
A arte é o viajante da terra, o peregrino, e a espiritualidade é a estrada. Quando ambos chegam ao seu destino comum, ambos sentem que estão satisfeitos. Tanto a arte como a espiritualidade têm um único Objectivo, e esse Objectivo é a Alegria suprema, o Deleite Supremo.

Pergunta: Podemos usar a meditação para aumentar a nossa criatividade?
Sri Chinmoy: Certamente! Oração e meditação são a única forma. Muitas pessoas não nascem poetas ou artistas nascidos. Mas ao praticarem a meditação, trazem para o seu sistema corporal capacidades literárias, capacidades de pintura, capacidades musicais, porque a meditação significa nova vida. Quando uma nova vida entra em ti, tornas-te um novo homem. Antes, não eras um artista, digamos. Deus deu-te um tipo particular de vida, com capacidades particulares. Mas quando uma nova vida entra em ti, isso significa uma nova oportunidade, um novo caminho, uma nova luz entra em ti. Nessa altura, podes facilmente adquirir a capacidade da arte.

Pergunta: O objectivo da arte é acrescentar algo à realidade?
Sri Chinmoy: Quando se cria uma obra de arte, imediatamente ela acrescenta à realidade inspiração,  capacidade,  beleza. Se o artista é sincero e dedicado, então cada vez que cria está a oferecer uma nova vida, uma vida sempre contínua e sempre em expansão, e a entrar na Imortalidade. Um buscador lida com a Vida eterna, Vida infinita. Se o artista é um buscador, então está constantemente a criar uma nova vida que se está a tornar una com Infinito e Eternidade. Se é um buscador, então está a criar algo em medida infinita, ou a entrar em algo infinito e eterno. Mas se o artista não é um buscador, a sua arte estará apenas a acrescentar uma pequena gota à capacidade de criação jás existente. Se não for um buscador, então é como uma criança que adiciona um dólar ao milhão de dólares do seu pai. A sua contribuição é infinitesimal, mas mesmo assim acrescenta algo.