Saber aceitar

Updated

Uma vez, uma senhora idosa estava  com os seus netos e eles pediram para ela lhes contar uma história, por isso ela decidiu contar-lhes um belo conto. Ela disse: “Nós, seres humanos, usamos o termo ‘mãe’ para nos referirmos àquela que nos deu vida. Também chamamos “mãe” à vaca porque está associada aos deuses cósmicos. Também falamos da “Mãe Terra”. Portanto, há três mães. Estas ajudam-nos em cada etapa da nossa vida.

“Quando nascemos, bebemos o leite da nossa mãe durante algum tempo. Depois tomamos leite de vaca e comemos legumes que recebemos da Mãe Terra. A Mãe Terra produz alimentos e nós comemos os seus alimentos. Apreciamos, admiramos e adoramos estas três mães, mas temos de as ver sob uma luz diferente e lidar com cada uma delas de uma forma diferente. Elas não podem ser colocadas juntas.

A mãe física não pode comer o mesmo alimento que nutre a Mãe Terra. O solo terrestre precisa de estrume e de adubo para se alimentar. E, a vaca não pode viver de leite humano ou ser mantida numa casa. E uma mãe humana não pode viver de erva ou ser colocada num estábulo.

Cada uma destas três mães tem a sua própria forma de nos agradar. Ninguém nos pode agradar em  todos os momentos à nossa própria maneira.  Por isso, não esperem essa mesma ação de cada indivíduo, não esperem que todos vos agradem sempre à vossa maneira. Além disso, não pensem que vão conseguir mudar os respetivos papéis de cada  ser humano. Se as pessoas estão a fazer coisas diferentes daquilo que pensamos, não se pode simplesmente mudá-las. És tu que tens de receber de cada indivíduo de acordo com a forma como ele quer dar, e não de acordo com a forma como tu queres que ele dê.

A vossa mãe é vossa amiga, a vaca é vossa amiga e a terra é vossa amiga. Mas não podem pedir a estas três amigas que vos ajudem sempre ao mesmo tempo ou que mudem os seus respetivos papéis. Por isso, meus netos, quando a vossa mãe vos der alguma coisa, fiquem felizes no momento em que ela vos dá e sintam que só assim podem ficar satisfeitos. E quando a vaca vos dá leite ou quando a Mãe Terra vos dá algo sob a forma de comida e frutos, têm de ficar satisfeitos da mesma forma. Aceitem tudo de cada indivíduo da forma que ele quiser dar, e nunca esperem que todos os seres da Terra, coletivamente, vos agradem à vossa maneira.

Sê feliz com o que recebes e faz os outros felizes aceitando com alegria.