Sri Chinmoy

“Não tem de estudar os Vedas, os Upanishads, o Mahabharata e o Ramayana para mergulhar no secreto e sagrado conhecimento-luz. Aquele que realiza Deus, não incorpora apenas as escrituras – a sua essência e quintessência – mas também vai além, bem mais além do conhecimento-mares do passado.”
~ Sri Chinmoy  ~

Sri Chinmoy é um Mestre que almeja inspirar e servir a humanidade. Ele realiza-se, oferecendo as suas meditações e obras literárias, musicais e artísticas.

Chinmoy Kumar Ghose nasceu no pequeno lugar de Shakpura, em Bengala Oriental (hoje Bangladesh), no ano de 1931. Era o mais novo de sete irmãos. Em 1944, depois da morte dos seus pais, o menino de 12 anos entrou para o Ashram de Sri Aurobindo, uma comunidade espiritual perto de Pondicherry, no sul da Índia. Lá passou os 20 anos seguintes dedicando-se à espiritualidade, incluindo longas horas de meditação, prática de atletismo, composição de poemas, canções espirituais e redação de ensaios. Sri Chinmoy enfatiza, tanto a arte oriental do yoga e da meditação, como o dinamismo exterior. O seu yoga é considerado integral ou holístico. No início da adolescência, Sri Chinmoy teve muitas experiências interiores profundas. Nos anos seguintes, alcançou estados muito elevados de meditação. Em 1964, mudou-se para Nova Iorque, para compartilhar a sua riqueza interior com o ocidente.

Sri Chinmoy vê a aspiração – o incessante clamor do coração por realidades sempre mais elevadas e mais profundas – como a força espiritual que há por trás de todos os avanços grandiosos da religião, da cultura, do desporto e da ciência. Vivendo no coração e aspirando por auto transcendência contínua, homens e mulheres podem extrair de si o seu melhor, encontrando o caminho para a verdadeira satisfação. Segundo o Mestre:

“A nossa meta é ir do mais iluminado do iluminado, ao muitíssimo iluminado, do mais elevado do elevado, ao muitíssimo elevado. Mesmo, no que há de mais elevado, não há limite para o progresso, pois o próprio Deus está dentro de cada indivíduo, transcendendo-se”

Sri Chinmoy é um exemplo notável das capacidades exteriores que podem advir de uma vida interior de oração e meditação. Músico notável, compôs mais de 21.000 canções em inglês e bengali. Nos últimos 25 anos, ofereceu 700 concertos de música meditativa para a paz. Através da música, ele transmite uma mensagem de harmonia exterior e paz interior.

Sri Chinmoy não cobra nada pela orientação espiritual, concertos, palestras e meditações públicas. Escritor e poeta notável, Sri Chinmoy publicou mais de 1500 livros, surpreendendo pela quantidade, mas sobretudo, pela qualidade e profundeza da sua obra quer seja poesia, ensaios ou peças de teatro.

Viajou com regularidade pelo mundo, encontrando-se com líderes comunitários e mundiais, com o intuito de promover a paz mundial. Por duas vezes consecutivas foi nomeado para candidato ao Prémio Nobel da Paz, tendo sido o impulsionador de várias iniciativas para promover a solidariedade e união entre os povos, valendo-lhe várias distinções e prémios, da ONU, UNESCO, de vários parlamentos e governos, de várias ONG’s, organizações religiosas e de solidariedade social, assim como, de inúmeras universidades, entre elas, as de Oxford e Cambridge. Estas homenagens têm vindo a multiplicar-se depois de em 2007, Sri Chinmoy ter deixado este mundo, ficando no entanto o seu enorme legado. Entre os múltiplos projetos que apadrinhou, destacam-se, a fundação de uma ONG Oneness-Heart-Tears and Smiles, assim como o programa de ajuda humanitária Kids to Kids, e a emblemática corrida, Sri Chinmoy Oneness Home Peace Run.

Pergunta: Porque faz tudo isto?

Sri Chinmoy: Tento, de acordo com a minha humilde-capacidade, prestar serviço dedicado à humanidade. Vou às Nações Unidas para oferecer meditações desde 1970. Além disso, compus vários poemas e canções, e também fiz milhares e milhares de pinturas. Faço tudo isto para inspirar os outros. De igual modo, outras pessoas inspiram-me com variadíssimas coisas. Se inspiro as pessoas e elas me inspiram, ambos nos tornamos melhores seres humanos. Quando inspiramos os outros, criamos sempre algo de bom no mundo.

Para mais informações sobre Sri Chinmoy, podes consultar os seguintes sites: