Orar

Created

É possível obter a realização espiritual através de outro processo para além da meditação?

Sim, através da oração também a podes obter. No mundo ocidental, as pessoas dão mais importância à oração do que à meditação. Se achares difícil meditar, então podes rezar. No Ocidente é muito fácil rezar, porque desde o início as pessoas são ensinadas a rezar na igreja e em casa. Por isso, se rezares de forma muito devotada, então estarás destinado a realizar Deus.

Todos nós já rezámos a Deus para satisfazer certos desejos. Passado algum tempo, sentimo-nos envergonhados. Perguntamos a nós próprios: “Como é que eu pude rezar por coisas tão tolas?” Mas nunca é demasiado tarde para corrigir os nossos erros. Quando nos apercebemos deles, podemos pedir a Deus que nos oriente,  que é o essencial. Quando deixamos que Deus nos conduza e guie, este problema do desejo pessoal nunca surge porque Ele transforma os nossos desejos pessoais em aspiração.
Quando rezamos para obter Luz, Pureza, Paz e Bem-aventurança, consciente ou inconscientemente, aproximamo-nos de Deus. Esta é a diferença entre o desejo e a aspiração. No nosso desejo, tentamos apenas possuir e ser possuídos, mas na nossa aspiração entramos no nosso Eu infinito, onde não há nada para ser possuído e nada para possuir. Tudo já é nosso e nós somos parte de tudo.

Quando rezamos a Deus, há uma abordagem divina que é infinitamente superior, do ponto de vista espiritual, à abordagem comum. Quando rezamos com o nosso amor humano, muitas vezes,  comportamo-nos como pedintes. Temos um desejo consciente ou inconsciente de obter algo d’Ele. Enquanto houver duas vontades diferentes, o buscador não terá paz. O melhor é rezar a Deus apenas para que se cumpra a Sua vontade em nós e através de nós. Nessa altura, não esperamos nada d’Ele, mesmo que inconscientemente. Desta forma, damos-Lhe a responsabilidade e tornamo-nos observadores. Rezamos por aquilo que Deus sente que é melhor para nós. Se o buscador puder dizer sinceramente: “A minha vontade é a vontade do meu Pai”, a sua consciência estará livre porque se está a identificar com a vontade do Supremo, o Pai eterno.