Pergunta: Qual é a sua opinião sobre a poluição do meio ambiente?
Sri Chinmoy: É um acontecimento muito triste que a natureza esteja a ser destruída, o meio ambiente esteja a ser destruído.
É a natureza que nos mantém belos e cheios de alma. Quando a natureza é destruída, quando coisas artificiais substituem a beleza natural, isso vai arruinar todas as boas qualidades que o ser humano possui.
Infelizmente, as pessoas gostam de coisas artificiais, coisas glamorosas. Muitas pessoas não gostam de coisas naturais, coisas que têm a sua própria beleza, pureza e divindade.
Estou muito triste porque o meio ambiente está a ser poluído e destruído. Sinto que devemos orar para que a natureza permaneça natural.
A beleza deve permanecer sempre como é, para que possamos obter da natureza a nossa mais pura alegria, mais puro amor e mais pura unicidade.
Chinmoy, S. (2012) You belong to God. Agni Press
Pergunta: Como a nossa aspiração afeta o meio ambiente?
Sri Chinmoy: Definitivamente, a nossa aspiração ajuda o meio ambiente. É também uma questão de quanta recetividade o ambiente tem.
Algumas figuras políticas falam sobre o meio ambiente vinte e quatro horas por dia. Perdoe-me dizer, quanta convicção eles têm naquilo que proferem? Dizem que o mundo será destruído ou vários lugares serão destruídos. Muitos anos atrás, algumas figuras religiosas disseram que o mundo seria destruído. Nós vemos a escuridão. É muito fácil ver a escuridão, mas onde está a luz? Como podemos trazer a luz?
Falamos sobre o meio ambiente, mas onde está a luz? Se vejo escuridão, devo mostrar a luz também. Se eu apenas vejo as trevas e disser ao mundo: “Traga luz, traga luz”, vou conseguir alguma coisa? Se eu tenho a capacidade de ver as trevas, também devo ter a capacidade de ver a luz. Caso contrário, o que devo oferecer ao mundo? Está a dizer que o mundo será destruído, e vamos dizer que a sua visão é absolutamente verdadeira. Mas o que está a fazer em relação a isso, interiormente, exteriormente, abnegadamente? Vê a escuridão e diz ao mundo: “Minha casa está a ser destruída”. Está a cuidar dela, ou está apenas dependendo dos seus vizinhos para virem cuidar da sua casa?
Chinmoy, S. (2012) Only gratitude-tears. Agni Press
Pergunta: A degradação da terra está tão avançada neste momento que os grandes místicos, xamãs e pessoas espirituais estão a dizer que já cruzamos a linha do não retorno em relação aos oceanos, solo e florestas. Qual é a sua opinião?
Sri Chinmoy: Se começarmos a fazer a coisa certa, a Terra poderá, sempre, começar a fazer progressos novamente.
Por causa da nossa estupidez, estamos a destruir o oceano; estamos a transformá-lo em algumas gotas.
Mas se começarmos a fazer a coisa certa, então, eventualmente, as gotas formarão o oceano novamente.
Às vezes acontece que não haver plantas no jardim. Mas quando um jardineiro mais habilidoso começa a trabalhar nesse jardim, uma vez mais começam a nascer as mais belas plantas, flores, árvores e frutos.
Pergunta: Mas se o solo está morto, está morto. Se a floresta desapareceu, desapareceu. Se a camada de ozono desapareceu, desapareceu…
Sri Chinmoy: Não devemos subestimar o poder da espiritualidade. Oração e meditação significam uma nova vida.
Quando oramos e meditamos, a cada segundo estamos a trazer para a nossa vida uma consciência divina, que está em constante crescimento.
Está a dizer que a Mãe Natureza está a ser destruída. Mas a Mãe Natureza nada mais é do que Deus a criação.
Portanto, estamos a orar a Deus-Criador para salvar Deus a criação. Aquele que criou uma vez pode novamente gerar uma nova criação com a força das nossas orações e meditações.
Chinmoy, S. (1995) My meditation-service at the UN for twenty-five years. Agni Press
Pergunta: Deus fala com as árvores?
Sri Chinmoy: Sim, Deus fala com as árvores. “Árvore” significa aspiração. Sua altura é sua aspiração e seu pé representa uma base sólida. Na consciência da terra, a árvore tem o seu fundamento; ela esforça-se para crescer até a altura do céu.
Chinmoy, S. (1974) God the Supreme Humourist. Agni Press
A Mãe Natureza
É a única realidade da criação de Deus
Que não espera nada em troca.
Ela apenas dá e dá incondicionalmente.