Halterofilismo

Updated

Pergunta: Porque é que faz halterofilismo?

Sri Chinmoy: Eu não sou fisiculturista nem halterofilista. Sou um buscador da verdade e um amante de Deus. Rezo a Deus e medito em Deus, e encorajo os meus alunos e outras pessoas em todo o mundo a rezarem e a meditarem. A oração e a meditação são o meu segredo interior e o meu segredo exterior. Os meus músculos são quase nada em comparação com os músculos dos fisiculturistas profissionais e dos halterofilistas. É devido à força da minha vida-oração e vida-meditação que sou capaz de realizar estas proezas de força. Podes pensar que concentração, oração e meditação são apenas para a vida interior, mas eu gostaria de dizer que não são. Podemos também usá-los na nossa vida exterior. Através da infinita Compaixão e Graça de Deus, a partir da minha concentração, oração e meditação, sou capaz de obter força interior, poder interior, e usar esse poder para aumentar a minha força exterior.

A força interior que me permite elevar elefantes e aviões não é meu monopólio. Longe disso! Está à disposição de qualquer pessoa que reze e medite. Todos podem obter força interior a partir da oração e meditação.

Uma vez que tenhamos força interior, sentimo-nos seguros e confiantes. Nessa altura, a nossa insegurança desaparece e obtemos uma paz sólida. Quando a nossa mente tem paz, quando a paz inundou todo o nosso ser, já não discutimos com os outros, já não falamos mal dos outros, já não declaramos guerra aos outros. É apenas devido à insegurança que indivíduos e nações se tornam invejosos uns dos outros, lutam uns com os outros e tentam mostrar a sua supremacia. No fundo do seu coração sabem que são fracos, por isso querem provar externamente ao mundo que são fortes. Mas se internamente sentirem que são fortes, então a sua paz interior virá à tona, e não sentirão a necessidade de provar nada. Portanto, se conseguirmos desenvolver a nossa força interior e paz interior, então este mundo terá harmonia e um sentimento de unicidade. Será a nossa verdadeira casa-unicidade.

Esta manhã, levantei um elefante. Eu não sou um artista de circo, mas identifico-me com o reino animal. A consciência animal também está presente na Consciência Universal do nosso Amado Supremo. No mundo espiritual, mundo oculto, mundo místico, um elefante representa uma força sólida – não só força, mas também força sólida. No plano físico, também a sua força é inigualável. O elefante de 1360 kg poderia facilmente ter destruído todos os seres humanos que estavam presentes quando eu o levantei. Se nos tivessem juntado a todos, não teríamos sido páreo para ele. Mas o elefante era muito meigo e tinha um tremendo equilíbrio e paz. Em termos de força, eu não estou ao nível daquele elefante. Mas só porque sabia que ele era infinitamente mais forte do que eu, o elefante permaneceu calmo e sossegado. Foi por isso que o pude abençoar e colocar-lhe uma guirlanda de flores.

Da mesma forma, se um país é realmente forte, especialmente com força interior, paz e equilíbrio, então, como um elefante, esse país permanecerá pacífico.

Só quando somos fortes é que nos identificamos com outra pessoa forte. Deus é omnipotente; Ele é todo o Poder. É por isso que Ele pode identificar-se facilmente connosco. Infelizmente, somos muito fracos, e é por isso que achamos difícil identificarmo-nos com o nosso Amado Supremo. Mas relembro, Ele deu-nos o segredo supremo para adquirirmos força: oração e meditação.

Por isso digo aos meus alunos que devemos sempre rezar e meditar para trazer à superfície a nossa própria força interior. São as pessoas que são responsáveis não só pela sua própria vida, mas também pelos seus países e pelo mundo inteiro. É através das pessoas que a mensagem-luz da força interior pode e irá entrar nas nações. E quando a luz-força-unicidade entrar nas nações, não haverá mais guerra. Tudo será uma canção-unicidade. Falamos de paz, mas falar não é a resposta. A personificação da paz é a resposta. A revelação da paz é a resposta. A oferta de paz a todo o mundo é a resposta. Primeiro temos de encarnar a paz, e depois temos de revelar e oferecer a paz ao mundo em geral. É isso que estou a tentar fazer com o meu halterofilismo.

Pergunta: Ao desafiar os limites do halterofilismo, sente que está a oferecer ao mundo algum tipo de inspiração?

Sri Chinmoy: Neste momento, muitas pessoas ainda não acreditam no poder interior, ou no mundo interior. Elas sentem que o poder exterior ou o mundo exterior é tudo. Não. É apenas devido à vida interior, a alma, que a vida exterior existe. Através da oração e da meditação, é preciso trazer o poder interior ou a capacidade para primeiro plano. A ignorância está à nossa frente, mas se a determinação e a aspiração se juntarem, estas duas amigas podem definitivamente ajudar-nos no campo de batalha da vida. Entre os halterofilistas profissionais, há agora pessoas que sentem a existência do poder interior, ou algo a que se pode chamar alma, e eles acreditam que este poder interior, ou alma, está a ajudar a sua musculação ou o seu levantamento de peso.

Pergunta: Um campeão olímpico russo muito famoso, medalha de ouro, de levantamento de pesos descreveu momentos intensos de alegria ao levantar cargas muito pesadas em competição. Ele chamou a estes momentos “experiências de luz branca”. O que estava ele a experienciar?

Sri Chinmoy: Ele estava a experimentar a presença da sua própria divindade interior. O que ele chama “luz branca” é a experiência interior da sua própria divindade, que tem alegria, deleite e especialmente paz em quantidade abundante.

Pergunta: Porque é que depois de um exercício de levantamento de pesos muito exigente nos sentimos mais relaxados, em paz connosco mesmos, mais puros e menos agressivos?

Sri Chinmoy: É bastante normal. Quando alcançamos algo grandioso, sentimos alegria. Nessa altura, as nossas qualidades negativas desaparecem. A alegria tem uma força tremenda, e quando somos inundados de força, as forças negativas não nos podem atacar. A alegria interior é uma força divina, e esta força divina pode facilmente silenciar as forças não divinas.


Pergunta:
Quando uma pessoa adquire força física, outras qualidades positivas ou negativas surgem com ela?

Sri Chinmoy: Quando alguém adquire força física, como resultado das suas capacidades físicas, há toda a possibilidade de o ego poder vir e assumir a sua morada permanente dentro do fisiculturista ou halterofilista. Mas se alguém adquire força com a ajuda da sua aspiração e conscientemente sente que essa força é o resultado da graça do Altíssimo, então só terá qualidades positivas, tais como paz, alegria e unicidade, juntamente com ela. Nesse momento não existirá qualquer tipo de sentimento negativo ou de superioridade.


Pergunta:
O levantamento de pesos faz com que o vital se torne mais agressivo?

Sri Chinmoy: Depende do indivíduo. Se um indivíduo sente aspiração, então o levantamento de pesos irá torná-lo dinâmico. Se ele apenas tiver desejo, então o levantamento de pesos pode naturalmente torná-lo agressivo, pois pode usar mal a sua força física e isso será equivalente à força bruta.

Se a pessoa poder controlar a mente enquanto faz culturismo, então o corpo pode obter uma tremenda ajuda da mente e das faculdades intuitivas. Uma mente forte é uma mente que conquistou ou pode facilmente conquistar o poder das forças negativas quando elas a vêm atacar. Para se ter uma mente que possa ser realmente útil à humanidade, uma mente que seja iluminada, é preciso entrar na vida espiritual. Pois a vida espiritual tem o segredo dos segredos para libertar a mente das malhas das limitações e da célula prisional da ignorância-noite.

Há uma grande diferença entre poder e força. A força está predominantemente no físico, com o físico e para o físico. O poder tem uma fonte maior e mais profunda. Mas, quando um buscador-halterofilista ou fisiculturista invoca o poder superior, ele pode vir e agir dentro do físico e para o físico. A força é uma conquista exterior. O poder é uma conquista interior. Se houver uma corda a ser puxada entre a força e o poder, o poder ganhará sempre, pois a fonte do poder é infinitamente maior do que a força física que qualquer ser humano possa ter.

Poderá ainda ver o documentário  – Challenging Impossibility  – de 2011 que narra a odisseia de levantamento de pesos de Sri Chinmoy, que em 1985, aos 54 anos, começou a praticar levantamento de peso e realizar proezas de força usando o poder da meditação. As suas performances apareceram em noticiários em todo o mundo, inspirando as pessoas a transcender suas limitações pessoais e a abandonar os seus conceitos de restrições baseadas na idade física.